junho 03, 2008

Cachoeira da Pancada Grande, os andorinhões e cidadãos pedem socorro!!!!

REPASSANDO....!

PRETENDEM "DESLIGAR" A QUEDA D'ÁGUA DURANTE A SEMANA , VOLTANDO A "LIGAR" NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS! SERÁ QUE O PODER DA "BUFUNFA" E POLITICO PODEM TUDO? DESCONFIEMOS DAQUELES QUE DEFENDEM A PROTEÇÃO AMBIENTAL E APOIA TAL PROJETO!!!!!!

Assunto: Ameaça a Cachoeira da Pancada Grande (Ituberá - BA)Prioridade: Alta

Prezados(as), Venho por esta informar sobre uma nova ameaça à natureza na região e manifestar consternação e preocupação com o projeto de construção da Pequena Central Hidroelétrica (PCH) na área da Cachoeira da Pancada Grande, Município de Ituberá. Especialmente com os impactos ambientais que este produzirá, como: o fechamento temporário da cachoeira e o desvio do curso do rio até turbinas, a construção de uma represa na parte superior da cachoeira e com o alagamento da mata da Pancada Grande. Enfim, flora e fauna, a exemplo dos andorinhões, da área serão gravemente afetados como conseqüência deste projeto, dentro de uma área que deveria protegê-los.

Esta Cachoeira, formada pelo Rio Mariana, possui uma queda d'água de 61 m de altura e é cercada por densa vegetação de floresta matura. A piscina é grande e boa para natação. Subindo no alto da cachoeira por uma trilha existe um mirante com visual privilegiado de toda a costa, os manguezais, as plantações de seringa e as matas da região. A entrada fica no lado direito da BA-001, a uns 10 Km ao sul de Ituberá. Sem dúvidas trata-se de uma das cachoeiras mais bonitas do litoral brasileiro e é um dos mais importantes atrativos ecoturísticos da região. Sua exuberante beleza cênica, maravilhoso espetáculo da natureza, serve ainda de referencia regional em assuntos de sensibilização e educação ambiental da APA do Pratigi. É de livre visitação pública, para a população local e turistas, que podem fazer caminhadas e contemplar a natureza com infra-estrutura e informações detalhadas sobre a região. Nas matas adjacentes e no rio são desenvolvidos vários projetos de pesquisa e aulas de campo de diversas IES da Bahia (UESC, UEFS, UFBA). Fica evidente assim, não apenas o valor turístico e ambiental, mas também a relevância na formação de jovens e pesquisadores.

Quem quizer manifestar-se, pode enviar sua mensagem a:Juliana LauferAdministradora Reserva Ecológica - PMBjuliana.laufer@br.michelin.com73 3256-8008

1 Comments:

Blogger Nina 512 said...

Putz...
tu foi no meu blog a meio ano luz
e eu so apareço aqui agora...

perdao ó.ò

gostei bastante daqui
e o protesto eh valido
vou tentar contato com o email
isso claro se ainda estiver em tempo.

19 de julho de 2008 às 20:27  

Postar um comentário

<< Home